terça-feira, 26 de outubro de 2010

CAO CABIECILÊ



Xangô

Xangô é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro e São João Batista. Seu poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem, bem como, a Estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do Universo. Quando Deus Criou os Estados exteriores da Criação, o Primeiro foi o vazio(Exu), o Segundo estado foi o Espaço em si mesmo(Oxalá) e o Quarto Estado da Criação exterior foi o equilíbiro de tudo e de todos(Xangô).Como em Olorum, não se pode dizer quem foi o primeiro a ser exteiorizados, nós umbandistas preferimos amá-los e ponto final.
Tudo trata-se de ângulos de visões religiosas, pois o poder de Olorum que equilibra todo o Universo que faz par com o estado purificador (Kali-yê), é chamado de Xangô na religião umbandista, ou seja, na Umbanda não o adoramos como um deus com características humanas, mas sim, como o poder equilibrador de Olorum manifestado em seu exterior.

Cor: marrom e vermelho. Saudação: Kao-kabelecilie Segue abaixo indicações de Livros que abordam os Orixás na Umbanda como os Poderes exteriorizados de Olorum e não como deuses crueis e sanguinários e as vezes bondosos com quem lhes servem corretamente. Tais livros ensinam como cultuá-los amando-os e sabendo que os poderes de Olorum estão a disposição de toda a humanidade necessitada de luz, pois manifestam-se verticalmente e horizontalmente nos três lados da Criação (Lado Divino, Lado Natural e Lado espiritual)

ORAÇÃO Á XANGÔ
Ao meu pai Xangô,
eu peço na benção de Oxalá que atenda às minhas palavra, se ouça meu coração por amor a Orumilá.
Ao meu pai Xangô, eu peço a sua misericórdia e proteção para minha vida.
Ao meu pai Xangô,eu peço que seja digno de carregar em minha vida a sua proteção,a sua benevolência e sua força.
Ao meu pai Xangô,eu peço que abra os meus caminhos e afaste de minha alma, de meu corpo e de meu espírito,os inimigos que me desejam o mal.
Ao meu pai Xangô, pela minha verdadeira fé e devoção, eu peço que ouça minhas palavras
e que eu, seja digno de seu perdão! qUE ASSIM SEJA!



Oração á São Jerônimo

Ó Senhor Deus que vos dignastes prover a vossa Igreja com o bem-aventurado Jerônimo, vosso confessor e doutor máximo na exposição das Sagradas Escrituras, nós vos rogamos que com o vosso auxílio, mediante a sua intercessão, possamos exercer tudo o que, com as boas obras e exemplo, ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.


Jerônimo santo, Máxima luz da Igreja,
O vosso patrocínio, Sempre nos proteja.
Rogai por nós a Deus eficazmente, Jerônimo santo e forte.
Assisti-me agora e na hora da morte.
Que assim seja!
_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário